Tudo Sobre: Como lavar seus pincéis!

Para uma maquiagem linda mesmo, todas sabemos que a higiene é importantíssima. Temos sempre que lavar a pele, esfoliar, hidratar, tonificar e todas essas regrinhas que estamos carecas de saber. Mas não é só a higiene facial que deve ser lembrada.

Hoje vamos falar sobre a higiene dos nossos pincéis e esponjinhas. Muitas vezes são esquecidos, coitados, mas isso não deve acontecer. Quanto mais usamos os pincéis, além de misturar cores, dezenas de bactérias se instalam neles. Para que essas bactérias fiquem bem longe e não interfiram na maquiagem, devemos lavar nossas ferramentas sempre. 

"Mas, Fláviaaa, como a gente lava pincéis e esponjinhas?" Simples, amiga! Fica ligada nas dicas que eu vou dar agora e se joga.

Primeiro, vou começar com os pincéis. Higienizar seus pincéis é simples e rapidinho. No tutorial, vou lavar alguns pincéis, mas usarei apenas um como exemplo.


O  recomendado é: para cerdas naturais, usar condicionador. Para cerdas sintéticas, usar shampoo neutro, daqueles de bebê. Eu não uso nenhum tipo de pincel com cerdas naturais, mas gosto muito de usar condicionador. Além do cheiro gostoso, eles ficam bem macios.
Usarei meu pincel de base, um flat top kabuki.



1 - Molho as cerdas do pincel, mas atenção: só as cerdas! Cuidado para a água não atingir o cabo, pois ele pode acabar descolando.



2 - Em um potinho, coloco um pouco de condicionador e aplico na ponta do pincel, assim:





3 - Esfrego o pincel na minha mão, em movimentos circulares, espalhando bem o condicionador.



4 - Aperto as cerdas dessa forma até que a sujeira saia nas minhas mãos, assim:






5 - O próximo passo é tirar o condicionador. Molho novamente as cerdas e vou apertando até que saia tudo.


6 - Depois, é só botar os pincéis em uma toalha e deixá-los secar naturalmente.



O resultado final!
Nem parece o mesmo pincel, olha quanta sujeira acumulada saiu. 


Agora, as esponjinhas! Essas acumulam bactérias DEMAIS. Então, amiga, é limpeza pesada.


Você vai precisar de um tira manchas pré lavagem, tipo Vanish, se as esponjas forem de tecido. Se as suas forem de látex, eu recomendo que você as jogue fora, porque elas sugam muito o produto e acumula bactérias demais, além de serem bem ruins para aplicar base ou pó.



1 - Com as esponjas secas, aplico o Vanish. Espero 5 minutos até que toda a sujeira saia.



2 - Aperto as esponjas para tirar o excesso e olha quanta caca saiu dali! Mágica! 



3 - Enxáguo as esponjas e tiro todo o produto delas. Já estão limpinhas, mas você pode esfregar com um pouco de sabão.



4 - Para matar todos os bichinhos infames que ainda possam ter restado, deixo as esponjas em um recipiente com água quente por 10 minutos.



5 - Deixo secar no varal, naturalmente.


6 - O resultado final é esse e, sinceramente, fica impressionante!


Considerações finais: Os pincéis e as esponjinhas devem ser lavados frequentemente. Se você trabalha com isso, é recomendável que os lave todo dia. Senão, toda semana ou de 15 em 15 dias, dependendo da frequência que você usa. Para segurar as pontas enquanto a limpeza pesada não é feita, dá para usar higienizadores de pincéis. Vocês encontram esses higienizadores desde Koloss até MAC. 

Agora você não tem mais desculpa pra ser porquinha. Acaba de ler o post, comenta e divulga prazamigas (claro), levanta da frente do computador e vai lavar seus pincéis! Sua saúde agradece.

Espero que vocês tenham gostado do post e, qualquer duvida, é só me perguntar.
Beijos e até o próximo! 

Postado por: Flavia Muniz

Um comentário:

  1. Lavo os meus pinceis igual a ti :)
    Já esponjinhas normalmente deito no lixo, mas esse truque do Vanish é muito interessante já tinha visto algures na blog-esfera, mas nunca experimentei.

    Beijinhos,
    http://www.cor-de-rou.blogspot.pt/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...